SWEEP



        Percorrer um objeto ao longo de uma trajetória atraves do espaço define um novo objeto, chamado Sweep. Um tipo simples de sweep é definido por uma área 2D percorrendo um caminho linear normal ao plano da área para criar o volume. Isto é conhecido como "translational sweep" ou "extrusion" e eh a maneira natural de representar metais ou plasticos alongados.
        Neste trabalho ao inves de caminhos lineares usarem-se curvas 3D B-spline, que são C² quando "coladas" de manera adequada, garantindo a continuidade do vetor normal. Curvas de Bézier planas foram usadas para definir a área 2D, posicionadas sobre a curva 3D de tal forma que os eixos X, Y, Z (onde Z é normal ao (e X, Y definem o) plano onde são contruidas as curva de Bézier), coincidem com o triedro de Frenet B, N, T (Bi-normal, Normal, Tangente) da B-spline respectivamente.
        O programa possue as seguintes características de manejo:
     


        Demais características serão explicadas nas respectivas janelas.
     
     



     

    1. Muda a janela: Passa para a janela seguinte. U (Up), D (Down) mudam para Curvas Planas e Visualização da superfície respectivamente.
    2. Fecha ou abre a curva: Fecha ou abre a curva B-spline.
    3. Salva: Salva em disco no formato da linguagem de descrição de cenas os pontos determinados pelo usuario ou a triangulacao gerada para representar a superficie, dependendo do tipo na caixa seguinte ser Curves ou Poly respectivamente. Os arquivos gerados são SweepPoints.sdl e SweepSurf.sdl.
    4. Pontos ou Triangulação: Muda o tipo de arquivo a ser gravado. Ver ítem "Salva" acima.
    5. Precisão da visualização da curva central: Controla a precisão da visualização da curva central. Nao influe na construção da superficie (triangulação).
    6. Precisão da triangulação: Controla a quantidade de triangulos gerados entre as curvas planas.
    7. Sair: Sai do programa, sem salvar!



     

    1. Muda a janela: Passa para a janela seguinte. U (Up), D (Down) mudam para Visualização da superfície e Curva central respectivamente.
    2. Abre ou fecha: Abre ou fecha a respectiva curva.
    3. Cria nova curva: Cria uma nova curva após a curva atual.
    4. Apaga a curva: Elimina a curva atual.
    5. Proxima: Passa para a proxima curva.
    6. Anterior: Passa para a curva anterior.
    7. Precisão da visualização: Controla a precisão da visualização da curva atual. Nao influe na construção da superficie (triangulação).
    8. Escala da curva na superfície: Quanto maior o parametro menor será a escala da curva na superfície e vice-versa. A alteração deste parámetro nao influencia na construcao da silueta da curva 2D.
    9. Posicionamento na curva central: Posiciona a curva 2D sobre a curva 3D. Quanto menor o valor mais proximo do início da curva 3D e vice-versa.
    10. Precisão de curvas interpoladas: Quantidade de curvas a serem interpoladas entre a curva 2D atual e a seguinte. Tal opção nao existe na ultima curva.
    11. Rotação horária da curva: Rotaciona a curva 2D no sentido horário. Util para ajustar o vetor normal e bi-normal com os eixos.
    12. Rotação anti-horária da curva: Rotaciona a curva 2D no sentido anti-horário. Util para ajustar o vetor normal e bi-normal com os eixos.
    13. Copia/cola: Copia os pontos da curva atual e superpõe na curva desejada, apagando os pontos originais da curva desejada.
    14. Sair: Sai do programa, sem salvar!



     

    1. Muda a janela: Passa para a janela seguinte. U (Up), D (Down) mudam para Curvas Planas e Visualização da superfície respectivamente.
    2. Zoom: Aproxima ou afasta a visualização da superficie.
    3. Rotação:
    4. Sair: Sai do programa, sem salvar!