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Introdução
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O que é o OpenGL? | |
Objetivo do Projeto |
Este é o projeto final da disciplina de Implementação
de Sistemas Gráficos 3D oferecida pelo IMPA
- Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - durante
o primeiro semestre de 2001 e ministrada pelo professor Luiz
Velho. O trabalho se baseia no OpenGL e no pacote de software S3D que é utilizado no curso. Foi feita uma implementação de parte da API OpenGL em C utilizando o S3D. |
O
que é o OpenGL?
OpenGL é uma biblioteca de rotinas gráficas e de modelagem, 2D e 3D, que estabelece para o programador uma interface com o hardware gráfico, independente da plataforma. Esta interface consiste de aproximadamente 250 comandos e funções (200 comandos do core OpenGL e 50 da GLU - OpenGL Utility Library) que são usados para especificar os objetos e operações necessárias para produzir programas interativos com imagens coloridas e animação 3D. Existe praticamente uma implementação do OpenGL para cada tipo de plataforma. OpenGL não é uma linguagem de programação, é uma poderosa e sofisticada API (Application Programming Interface) para criação de gráficos 3D. é importante comentar que, para ser portável, OpenGL não
possui funções para gerenciamento de janelas, interação
com o usuário ou arquivos de entrada/saída. OpenGL fornece
apenas um pequeno conjunto de primitivas gráficas para construção
de modelos: pontos, linhas e polígonos. Já a biblioteca GLU
(que faz parte da implementação OpenGL) possui várias
funções para modelagem, tais como superfícies quádricas,
e curvas e superfícies NURBS (Non Uniform Rational B-Splines).
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Objetivo
do Projeto
O objetivo deste trabalho é implementar uma interface OpenGL
para a biblioteca S3D. Obviamente estamos falando de uma interface simplificada,
ou seja, de implementar apenas um toolkit básico do OpenGL,
mas que seja suficiente para a renderização de pontos, linhas
e polígonos. A principal diretriz é utilizar apenas os recursos
gráficos disponíveis pela S3D.
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