next up previous
Next: Ferramentas Up: Triangulação quase regular de Previous: Triangulação quase regular de

Introdução

Neste texto denotaremos por $ S^{2}$ a esfera unitária de $ \mathbb{R}^{3}$ definida pelo conjunto $ S^{2}=\{(x,y,z)\in \mathbb{R}^{3}\,\vert\, x^{2}+y^{2}+z^{2}=1\}$.

Seja $ f:\mathbb{R}^{3}\rightarrow\mathbb{R}^{3}$ uma função diferenciável ($ f$ pode ser de classe $ C^{1}$) tal que exista uma vizinhança $ V$ de $ S^{2}$ em $ \mathbb{R}^{3}$ em que $ f\vert V$ é um difeomorfismo. Logo $ f\vert S^2$ é injetiva. Seja $ S=f(S^2)$. Pela definição vemos que $ S$ não tem auto-interseções e que $ S$ é uma superfície difeomorfa à esfera $ S^2$. Dessa forma, $ f$ descreve $ S$ completamente.

Seja $ \mathcal{T}$ uma triangulação de $ S$. Dizemos que $ \mathcal{T}$ é regular se todos os triângulos de $ \mathcal{T}$ são equiláteros. Nesse caso, como $ S$ é conexa, então todas as arestas de $ \mathcal{T}$ tem o mesmo comprimento.

Infelizmente esse tipo de triangulação é muito rara na prática, por exemplo: $ S^{2}$ só admite triangulação regular se a quantidade de triângulos for 4 (tetraedro), 8 (octaedro) ou 20 (icosaedro).

Neste trabalho, introduzimos o conceito de triangulação ``quase regular'' que definimos da seguinte forma:

Seja $ l\in \mathbb{R}_{+}$. Uma triangulação $ \mathcal{T}$ de uma superfície $ S$ é quase regular de lado $ l$ se os triângulos $ T\in \mathcal{T}$ que não satisfazem as condições abaixo são uma minoria desprezível:

(i) $ T$ é triângulo equilátero de lado $ l$;

(ii) $ T$ é triângulo isósceles como dois lados de medida $ l$ e o ângulo entre eles é maior que $ 45^{o}$ e menor que $ 90^{o}$;

(iii) todos os ângulos de $ T$ medem mais que $ 45^{o}$ e menos que $ 90^{o}$, e a área de $ T$ é aproximadamente igual à área do triângulo equilátero de lado $ l$.

A condição (iii) é apenas uma condição técnica.

Dizemos que uma triangulação quase regular de lado $ l$ é ótima se todos os triângulos de $ \mathcal{T}$ satisfazem (iii), e destes, a quantidade que satisfaz (ii) é máxima e a quantidade destes últimos que satisfaz (i) também é máxima.

Neste trabalho descrevemos um método para fazer uma triangulação quase regular de $ S$, desde que $ S$ seja dada por uma função $ f:\mathbb{R}^{3}\rightarrow\mathbb{R}^{3}$ como descrito acima.


next up previous
Next: Ferramentas Up: Triangulação quase regular de Previous: Triangulação quase regular de
Luiz Velho 2006-06-02