A execução do algoritmo descrito neste texto exige que todo triângulo da triangulação de que tenha vértice em não tenha vértice no bordo de . O motivo é que a mudança de coordenadas leva retas que não passam pela origem de uma carta em círculos passando pela origem da outra carta. Visto que o algoritmo calcula pontos ao longo de retas, antes de fazermos a mudança de coordenadas é necessário que as retas-suporte das arestas do bordo de estejam suficientemente distantes da origem, isso evita indeterminações na execução do algoritmo.
Feito isso, vemos que a imagem dos vértices do bordo de por está contida em . Posso então mudar as coordenadas desses pontos e então usar a carta . A poligonal fechada obtida ligando-se estes novos pontos na mesma ordem que seus correspondentes estavam ligados em limita um polígono que representa o restante da área de que ainda não foi triangulada. Veja a Figura 1:
Agora, triangulamos o polígono de forma que a imagem dos vértices dessa triangulação por induza uma triangulação quase regular sobre o restante de . Visto que a imagem dos vértices do bordo de por e a imagem dos vértices do bordo de por coincidem, concluimos que a união das duas triangulações obtidas acima é uma triangulação quase regular de .