next up previous
Next: O cálculo das arestas Up: Triangulação quase regular de Previous: Ferramentas

Descrição do algoritmo

Dada a parametrização de $ S$ como acima. O primeiro passo é triangular um polígono $ P_{-1}\subset\mathbb{R}^2$ tal que $ (0,0)\in\mathbb{R}^2$ pertença ao interior de $ P_{-1}$. Por simplicidade, exigimos que $ (0,0)$ seja um vértice dessa triangulação, de forma que a imagem dos vértices dessa triangulação por $ f_{-1}$ induza uma triangulação quase regular sobre $ S$ que tenha $ f_{-1}(0,0)=f(0,0,-1)$ como vértice. Veja a Figura 1:

A execução do algoritmo descrito neste texto exige que todo triângulo da triangulação de $ P_{-1}$ que tenha vértice em $ (0,0)$ não tenha vértice no bordo de $ P_{-1}$. O motivo é que a mudança de coordenadas leva retas que não passam pela origem de uma carta em círculos passando pela origem da outra carta. Visto que o algoritmo calcula pontos ao longo de retas, antes de fazermos a mudança de coordenadas é necessário que as retas-suporte das arestas do bordo de $ P_{-1}$ estejam suficientemente distantes da origem, isso evita indeterminações na execução do algoritmo.

Feito isso, vemos que a imagem dos vértices do bordo de $ P_{-1}$ por $ f_{-1}$ está contida em $ f_{-1}(\mathbb{R}^2)\cap f_1(\mathbb{R}^2)$. Posso então mudar as coordenadas desses pontos e então usar a carta $ (f_{1},\mathbb{R}^{2})$. A poligonal fechada obtida ligando-se estes novos pontos na mesma ordem que seus correspondentes estavam ligados em $ P_{-1}$ limita um polígono $ P_{1}\subset\mathbb{R}^2$ que representa o restante da área de $ S$ que ainda não foi triangulada. Veja a Figura 1:

Figura:
Image select

Agora, triangulamos o polígono $ P_1$ de forma que a imagem dos vértices dessa triangulação por $ f_1$ induza uma triangulação quase regular sobre o restante de $ S$. Visto que a imagem dos vértices do bordo de $ P_{-1}$ por $ f_{-1}$ e a imagem dos vértices do bordo de $ P_1$ por $ f_1$ coincidem, concluimos que a união das duas triangulações obtidas acima é uma triangulação quase regular de $ S$.


next up previous
Next: O cálculo das arestas Up: Triangulação quase regular de Previous: Ferramentas
Luiz Velho 2006-06-02