HOME INTRODUÇÃO TRAÇADO DE RAIOS ESTOCASTICO MÉTODOS DE MONTE CARLO PROFUNDIDADE DE CAMPO PENUMBRAS REFLEXÃO REFRAÇÃO MOTION BLURGALERIA DE IMAGENS DOWNLOADS BIBLIOGRAFIA

 

IMAGENS HDR PANORAMAS

 

Traçado de raios estocástico

A técnica de Ray-tracing estocástico, também denominada Ray-tracing distribuído, introduzida por [Cook84], propõe uma solução geral para este tipo de problemas: distribuindo raios em forma estocástica, as integrais são calculadas por métodos de Monte Carlo. [Cook84] aplicou esta técnica para a simulação de vários efeitos luminosos:

Distribuindo raios nos ângulos sólidos das fontes de iluminação pode ser simulado efeitos de penumbras.

  • Reflexão especular espalhada:

Distribuindo raios segundo a função de distribuição do fluxo refletido pode ser simulado o espalhamento da reflexão especular em superfícies rugosas, observado como reflexão embaçada.

  • Refração espalhada:

Distribuindo raios segundo a função de distribuição do fluxo transmitido pode ser simulado o efeito de transmissão, observado como trasparência difusa.

  • Profundidade de Campo:

Considerando um modelo de câmera de lente fina, [Cook84] incluiu, por meio desta técnica, efeitos utilizados em fotografia como a profundidade de campo, o qual pode ser simulado distribuindo raios sobre a superfície da lente.

  • Borrão de movimento (Motion Blur):

[Cook84] também conseguiu incluir o efeito fotográfico de motion blur, resultante do tempo de exposição do filme fotográfico numa cena não estática, agregando uma dimensão temporal no cálculo do traçado de raios e distribuindo raios no espaço do tempo. A idéia fundamental da técnica de Ray-tracing estocástico é o tratamento de problemas de integração por métodos de Monte Carlo. De acordo com estes métodos, a integral multidimensional que determina o valor da intensidade do pixel, pode ser aproximada a partir de várias amostras distribuídas em forma aleatória no espaço do pixel.