UM SISTEMA PARA MANIPULAÇÃO DE OBJETOS GRÁFICOS TRIDIMENSIONAIS COM REPRESENTAÇÃO CSG
Bruno Eduardo Madeira
( Instituto Militar de Engenharia )
Luiz Velho
( Instituto de Matemática Pura e Aplicada )
CRÉDITOS
Esse projeto é fruto de um trabalho realizado por Bruno Eduardo Madeira sob a orientação do Professor Luis Velho durante o curso de Implementação de Sistemas Gráficos 3D ministrado regularmente no Instituto de Matemática Pura e Aplicada ( IMPA ).
INTRODUÇÃO
A representação
CSG ( Constructive Solid Geometry )
consiste na descrição da geometria de um objeto gráfico através de
uma hierarquia de sólidos primitivos e operadores booleanos.
Um protótipo foi
implementado sobre plataforma UNIX disponibilizando as seguintes
funcionalidades:
1)
Modelagem
de um objeto CSG de forma interativa.
2)
Especificação
interativa de cenários tridimensionais com objetos, fontes de luzes e câmeras
virtuais.
3)
Geração
de imagens sintéticas criadas à partir dos parâmetros do cenário.
ARQUITETURA
E PERSISTÊNCIA
O sistema utiliza uma estrutura de persistência baseado em uma linguagem declarativa. Esse tipo de estratégia é o mesmo empregado nos padrões VRML e permite uma grande flexibilidade na representação de dados.
Pode-se
encarar então programas de modelagem como sendo ferramentas geradoras de código,
e programas sintetizadores de imagens como interpretadores.
O Modelador é uma ferramenta que permite gerar a descrição de uma expressão CSG por um processo interativo.
O Editor de Cena permite gerar descrição de cenários
interativamente, que podem possuir diversos objetos, fontes de luzes e câmeras.
O Gerador de Imagens interpreta o arquivo de descrição
de cena e produz uma imagem no formato Sun
Raster File.
INTERFACE DO MODELADOR
INTEFACE DO EDITOR DE CENA
EXEMPLO DE IMAGENS SINTETIZADAS