Visgraf

Onde vivem os 'animais' da computação gráfica

O IMPA, Instituto de Matemática Pura e Aplicada, é o centro de pesquisas em matemática mais conceituado da América Latina. Além das atividades de pesquisa, o Instituto, criado em 1952 e que hoje é sede da International Mathematical Union (União Internacional de Matemática), tem como objetivos a difusão do conhecimento em sua área de atuação e a formação constante de profissionais de gabarito internacional, totalizando mais de 150 Doutores e 370 Mestres desde o início de suas atividades.

As principais áreas de pesquisa são Probabilidade, Geometria Diferencial, Equações Diferenciais Parciais, Otimização, Sistemas Dinâmicos e, last but not least, Computação Gráfica. A efervescência intelectual do lugar pode ser bem avaliada no intervalo do café, onde não raro são flagrados alunos usando o tempo livre para discutir teorias cabeludíssimas no quadro-negro da cantina. Sintomático...

A começar pela sua bucólica localização, bem na subida da Floresta da Tijuca, o IMPA reserva muitas surpresas para os visitantes. Depois de quedar-se boquiaberto com a beleza do local, o eventual visitante ficará surpreso ao saber que se trata de uma instituição governamental (ligada ao CNPq) que funciona. Da biblioteca, a maior em sua especialidade no hemisfério Sul, aos laboratórios de informática, com estações RISC, PCs e Macintoshes aos montes, passando pelo novo cabeamento que está sendo instalado para a rede da instituição, o que se vê é uma raridade e um exemplo de boa administração da coisa pública.

Os projetos do IMPA.