Publicado em: 22/10/1996
JORNAL DO BRASIL
Caderno de Informática
Pg. 06



Simpósio de informática começa na Web

Com organização virtual, o Sibgrapi sai em tempo recorde


De hoje até 24 de outubro, a nata da computação gráfica brasileira está reunida em Caxambu, a poucos quilômetros de Belo Horizonte, Minas Gerais, no Sibgrapi_ IV Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens _ um evento todo programado, discutido e desenvolvido num site Web. Para quem ainda se pergunta qual a utilidade das milhares de páginas que superlotam o ciberespaço mundial, uma visita à página criada pelo Visgraf, o núcleo de imagem do Instituto de Matemática Pura e Aplicada ( Impa ) é uma verdadeira aula sobre uso de novas tecnologias.

O Sibgrapi é um evento técnico, em que pesquisadores das duas áreas de todo o país, e até estrangeiros, apresentam seus estudos. Dos 129 trabalhos inscritos este ano, 68 foram selecionados por uma Comissão de Programa composta por 12 membros, que puderam avaliar os textos sem sair do escritório. Os critérios de avaliação, a lista com todos os inscritos e até a ficha do avaliador chegaram por e-mail e a única etapa que passou longe do virtual foi a leitura dos papers: cada avaliador recebeu uma pilha de papel em casa pelo correio tradicional.

"O Sibgrapi já usava correio e lista de discussão para fazer a chamada dos trabalhos, FTP para disponibilizar o estilo das apresentações e, ano passado, a Web para divulgar. Mas esta é a primeira vez que tudo é feito pela Internet", conta o pesquisador Luiz Velho , presidente da Comissão de Programa e criador do site.

Interurbano - O resultado da mudança foi uma economia de tempo e de dinheiro, evitando os telefonemas interurbanos e o gasto com passagens aéreas. Além disso, com o tempo economizado, a comissão incluiu mais um item na pauta: cada inscrito pode comentar as notas e observações feitas pelos três avaliadores de cada trabalho. Depois de tudo resolvido, foi só recolher na rede os trabalhos, criados em formato PDF, e levar para a gráfica compor o fotolito. Os Anais que serão distribuídos no encontro são os mesmos que estão no site da Comissão de Programa.

"Foi uma aventura, deu muito trabalho, mas valeu a pena, porque é um trabalho inédito no Sibgrapi", comenta Luiz Velho .

Fraude - O episódio pitoresco da aventura ficou por conta de uma tentativa de fraude na eleição da imagem da capa dos Anais. Foram 32 trabalhos inscritos e 80 votos válidos. Entre os anulados, estavam mais de 30 votos consecutivos, com intervalos de menos de um minuto, de e-mails diferentes, num mesmo trabalho. Fraude óbvia. Mas para validar os votos, cada eleitor tinha que se inscrever ou já pertencer à lista de discussão da área. Descoberto, o fraudador arrependido desistiu de ir em frente. Perdeu os votos e a eleição, mas não pagou mico : continua no anonimato.

Por trás de detalhes como este, estão softwares de controle e estatística que mostram desde os dados consolidados da avaliação dos trabalhos até o número de visitas ao servidor, que chegou a mais de duas mil por dia. Quem quiser conferir a aventura, deve ir até o ponto de encontro da turma de Comissão de Programa (http://www.impa.br/sibgrapi96). Passe também pela Comissão Organizadora do Sibgrapi (http://npdi.dcc.ufmg.br/sibgrapi96).