EXIBIÇÃO ARTÍSTICA

Adaptação das experiências em Deep Learning para o formato de vídeo-projeção

1) Indisciplinas - Arte Frente ao Urgente

Em razão da convocatória de trabalhos para o Indisciplinas - 4o Encontro dos Programas de Pós-Graduações em Artes Visuais do Estado do Rio de Janeiro -, subtemos nossa pesquisa envolvendo Deep Learning e as imagens da Rio-2016 para serem apresentadas no formato da exibição artística intitulada Experiências: Deep Learning, #Rio2016, Midiarte. A proposta foi aceita e durante os dias 22 e 25 de novembro, na Casa França-Brasil, expomos vídeo-projeções que mesclam as três experiências apresentadas nesse site. Como resultado, nosso trabalho busca problematizar questões já discutidas na área de Artes: podemos ensinar a máquina a ser criativa?, de quem é a autoria do trabalho: do artista, do computador, de ambos?

Para a exibição artística, reunimos os slideshows musicais que compõem a experiência Globo de Vídeos em dois únicos vídeos para serem projetados simultaneamente. Os vídeos receberam uma nova trilha sonora, editada a partir de novos áudios e músicas selecionadas.

Abaixo, o cartaz de divulgação do trabalho e o projeto inicial de montagem das vídeo-projeções:

Além do cartaz, preparamos um folder para ser distribuído durante a exibição das vídeo-projeções. Abaixo, a capa do folder e um esquema detalhando a montagem e sincronização das vídeo-projeções:

Abaixo, link para alguns materiais adicionais:

- O pdf do folder pode ser conferido aqui. Versão em iBook.

- Apresentação do trabalho na Casa França-Brasil | Youtube.

- Galeria de imagens da exibição na Casa França-Brasil | imagens.

2) Programa de Verão no IMPA

Todos os anos, durante os meses de janeiro e fevereiro, acontece no IMPA o programa de verão, que atrai alunos e pesquisadores de outras instituições para assistirem cursos e seminários. Nessa época o IMPA fica bastante movimentado e por esse motivo decidimos remontar a exibição artística Experiências: Deep Learning, #Rio2016, Midiarte nas instalações do Instituto.

Entre os dias 25 de janeiro e 1 de fevereiro de 2017, a sala 345 do IMPA recebeu uma sessão diária de uma hora de vídeo-projeção. A exibição artística, aberta ao público, foi divulgada através das redes sociais do IMPA e do Visgraf.

Inauguração da exibição artística. Na ocasião, recebemos a equipe da Super Uber.

Na exibição dentro do IMPA, foi possível retomar a ideia original de montagem com as vídeo-projeções em paredes opostas. Além disso, percebemos que a projeção dos vídeos em uma sala menor privilegiou a experiência daqueles que assistiam.

Para registrar a vídeo-instalação e torná-la disponível independente de uma instalação física, criamos um tour virtual em 360º, acessível em ambiente web ou em ambiente de realidade virtual.

Para tal, fotografamos a sala da vídeo-instalação com um câmera Ricoh Teta, que fotografa em 360º, e depois inserimos os vídeos na imagem de duas maneiras diferentes:

1) Através do a-frame, framework web para construir experiências em realidade virtual.

Visita virtual construída através do a-frame.

2) Através do software Panotour.

Visita virtual construída através do Panotour.

Abaixo, links para alguns materiais adicionais:

- Cartaz de divulgação do evento | pdf

- Galeria de imagens da exibição no IMPA | imagens


A concepção da exibição artística foi realizada pela equipe do VISGRAF Lab:

JULIA GIANNELLA

Assistente de pesquisa no visgraf e doutoranda no PPDESDI-UERJ

autoria e design

LUIZ VELHO

Professor titular do IMPA e líder do VISGRAF

autoria e supervisão do projeto

JULIANO KESTENBERG

Assistente de pesquisa no VISGRAF e doutorando no PPGAV-UFRJ

edição de vídeo

VITOR GUERRA

Pós-Doc no VISGRAF

edição de som

DJALMA LUCIO

Desenvolvedor de sistemas no IMPA

programação e suporte de sistemas