next up previous
Next: O controle da triangulação Up: Triangulação quase regular de Previous: Descrição do algoritmo

O cálculo das arestas

Denotemos por $ S^1$ o conjunto dos vetores unitários de $ \mathbb{R}^2$, ou seja, $ S^1=\{(u,v)\in\mathbb{R}^2\,\vert\,u^2+v^2=1\}$. Dados $ g:\mathbb{R}^2\rightarrow S$ uma função de classe $ C^1$, $ p_0\in\mathbb{R}^2$ e $ \textbf{t}\in S^1$. Definamos a função $ g_{p_0,\textbf{t}}:\mathbb{R}^+\rightarrow\mathbb{R}^+$ por

$\displaystyle g_{p_0,\textbf{t}}(a)=\Vert g(p_0)-g(p_0+a\textbf{t})\Vert.$

Da definição de $ g_{p_0,\textbf{t}}$, vemos que para todo $ p_0\in\mathbb{R}^2$ e todo $ \textbf{t}\in S^1$ existe $ l\in \mathbb{R}^+$ tal que $ g_{p_0,\textbf{t}}\vert(0,l+\delta)$ é estritamente crescente para algum $ \delta >0$ e que $ g_{p_0,\textbf{t}}\vert(0,l+\delta)$ tem a mesma classe de diferenciabilidade de $ g$. Se $ l$ tem a propriedade acima dizemos que $ l$ é compatível com a geometria de $ S$.

Problema1:

Dado $ l\in \mathbb{R}^+$ compatível com a geometria de $ S$, encontrar $ a\in\mathbb{R}^+$ tal que $ g_{p_0,\textbf{t}}(a)=l$.

Para a solução desse problema podemos usar o método numérico de Newton, como segue:

Primeiro tomo $ a\in\mathbb{R}^+$ tal que $ 0\leq g_{p_0,\textbf{t}}(a)\leq l$ e executo o algoritmo:

while ( $ \Vert l-g_{p_0,\textbf{t}}(a)\Vert<\varepsilon$)

{

$ a+=(l-g_{p_0,\textbf{t}}(a))/g'_{p_0,\textbf{t}}(a)$;

} return a;

Onde $ \varepsilon >0$ é tão pequeno quanto quisermos. A cada vez que $ a$ é incrementado pelo algoritmo é necessario verificar se $ g_{p_0,\textbf{t}}((0,a])\subset (0,l+\delta)$, caso isso não aconteça diminuimos $ a$. Esse método permite inserir arestas de comprimento $ l$ a partir de qualquer ponto de $ S$.


next up previous
Next: O controle da triangulação Up: Triangulação quase regular de Previous: Descrição do algoritmo
Luiz Velho 2006-06-02